Exame para certificação dos ensinos fundamental e médio recebe inscrições
17/04/2018 00:13 em Cotidiano

Estão abertas, a partir das 10 horas desta segunda-feira, 16, as inscrições para o Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos), destinado a pessoas que não terminaram os estudos dentro da idade prevista. Os interessados devem inscrever-se gratuitamente de 16 a 27 de abril e a provas acontecem no dia 5 de agosto.

Para participar do exame de conclusão do ensino médio, o candidato  deve ter 15 anos completos na data das provas, ou seja, até o mês de agosto. Para o ensino médio é exigido que o participante tenha pelo menos 18 anos de idade. É necessário informar o número do CPF e identidade, um e-mail e número de celular.

O exame oficial é inteiramente gratuito, mantido pelo Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No Estado, o Encceja é feito em parceria entre a Secretaria da Educação e o IFPR (Instituto Federal do Paraná), instituições que emitem os certificados aos alunos aprovados. 

Conforme o Inep, o Encceja 2018 tem como principais objetivos constituir uma referência anual de autoavaliação para jovens e adultos e contribuir para a correção do fluxo escolar. "É uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos, em nível de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio", frisa o instituto. 

Provas do Encceja 2018

As provas acontecem em Foz do Iguaçu e em outros 48 municípios, no dia 5 de agosto pela manhã e à tarde. São 30 perguntas de múltipla escolha e redação. Aprovado em todas as disciplinas, o candidato recebe a certificação para o nível de ensino ao qual inscreveu-se. Ele também pode obter a proficiência apenas nas disciplinas em que conseguiu a média.  

O Encceja 2018 é constituído de duas provas por turno. Os testes estão agendados para às 9 horas e às 15:30 horas. As provas de quatro e cinco horas e os portões dos locais do exame serão abertos com uma hora de antecedência. Quem faltar sem justificativa terá de pagar taxa ao inscrever-se novamente. 

Material de estudo 

Para se preparar para as provas, os candidatos têm a opção de baixar material didático gratuito, disponível pelo Inep. O conteúdo abrange volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito  de orientações aos estudantes, voltados aos ensinos fundamental e médio.

Fonte: H2Foz

COMENTÁRIOS