Soamar Cataratas promove Semana Da Doação de Sangue Em Foz Do Iguaçu com apoio das Forças Armadas
14/06/2018 - 8h23 em Cotidiano

Até o dia 16, a entidade convida a comunidade do Oeste do Paraná a realizar doações de sangue no Hemonúcleo de Foz do Iguaçu

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), apoia nesta semana, até o dia 16 de junho, a campanha “Semana da Doação de Sangue” promovida pela Sociedade Amigos da Marinha (Soamar Cataratas) em Foz do Iguaçu. A entidade civil, em parceria com o Hemonúcleo da cidade, estimula a comunidade do Oeste do Paraná a realizar doações de sangue.

A iniciativa foi abraçada pelas Forças Armadas, em especial a Marinha do Brasil, para aumentar o estoque do banco de sangue do Hemonúcleo no período de inverno, quando há um decréscimo na quantidade de doadores. A campanha foi aberta nesta terça-feira com a doação de sangue por soamarinos, militares da CFRP e do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado (34BIMec), do Exército Brasileiro.

Ao longo da semana, os militares e familiares serão convidados a participar da campanha e ir até o Hemonúcleo para realizar a doação de sangue.

“A CFRP está presente em Foz do Iguaçu desde 1933 e a Marinha do Brasil colabora com o desenvolvimento da região Oeste desde então. Faz parte da nossa história colaborar com as demandas da comunidade local dentro das nossas possibilidades. Neste período de inverno, com as doações de sangue menos frequentes, abraçamos a ideia da Soamar Cataratas de realizar uma campanha de doação”, disse o Capitão dos Portos do Rio Paraná, Capitão de Fragata Niemer Gomes Rickmann.

Para a gerente do Hemonúcleo, Solange Nunes, “gestos como esses são muito notáveis. Os moradores também podem se reunir em grupos e ajudar o banco de sangue com esse gesto que é tão importante para salvar vidas”, conclui a bioquímica. Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br Para doar O candidato à doação deve se dirigir ao Banco de Sangue e ter em mãos um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial.

Após o cadastro é feita a verificação da pressão arterial, pulso, peso e altura. Para proteção de sua saúde e do futuro receptor, o doador também deverá responder a um questionário. Após a verificação de dados é realizado o exame de anemia, se o doador for aprovado, fará a doação de aproximadamente 450ml (de acordo com o peso) e mais as amostras para os exames de aproximadamente 30ml. Ao término da coleta o doador ficará algum tempo em observação, e posteriormente, receberá um lanche.

A recomendação é de que ele permaneça no local por cerca de 15 minutos. Condições para doação de sangue: – ter entre 18 e 65 anos de idade; – pesar acima de 50 kg; – ser saudável; – estar bem alimentado e ter dormido no mínimo seis horas; – apresentar documento oficial de identidade com foto. Serviço: Evento: Semana da Doação de Sangue – Soamar Cataratas Data: 11 a 16 de junho de 2018 Local: Hemonúcleo de Foz do Iguaçu Endereço: Av. Gramado, 364 – Jardim Aurora, Vila “A” – Foz do Iguaçu – PR Informações: (45) 3576-8020

Contato: Seção de Comunicação Social da Capitania Fluvial do Rio Paraná Telefone: (45) 3523-2332 (Ramal 22) Email: cfrp.comsoc@marinha.mil.br

Fonte: Soamar

COMENTÁRIOS