5G: Entenda o que é e como ele pode mudar o mundo
30/07/2018 09:18 em Tecnologia

O 5G ainda não estreou, mas está cada vez mais perto: espera-se que as primeiras aplicações aproveitando o novo padrão de internet móvel comecem a ser lançadas no ano que vem. A perspectiva em torno da tecnologia é das mais otimistas. Um estudo da Qualcomm divulgado ano passado prevê que o 5G gere 22 milhões de empregos e produza até 12,3 trilhões de dólares em bens e serviços até 2035. Essa expectativa é partilhada por outras empresas de tecnologia, como a Intel, que vê no conceito a chave para popularizar ainda mais a internet das coisas.

Mas você está por dentro do que é o 5G? Sabe quais as diferenças dele para o 4G, além, claro, da velocidade? Preparamos um guia explicativo sobre o conceito para esclarecer alguns dos principais pontos relacionados ao padrão de internet móvel – incluindo um dicionário com alguns dos termos técnicos mais usados. Confira a seguir:

O que é 5G?

“Há várias formas de se ver o 5G”, disse Helio Oyama, diretor de gerenciamento de produtos da Qualcomm no Brasil, em conversa com o Olhar Digital. Segundo ele, o 3G foi um prenúncio para a internet móvel, que só se tornou realidade mesmo com o 4G. O 5G, para o executivo, é, de certa forma, a consagração do conceito.

Quão mais rápido ele é do que o 4G?

Em teoria, com o LTE Advanced Pro (o 4.5G), a velocidade pico chega nos 3 Gb/s. O 5G aumenta isso consideravelmente, chegando aos 20 Gb/s, de acordo com Oyama. Mas da mesma forma que acontece com o padrão atual, essa velocidade depende muito da frequência em que opera. Os 20 gigabits são só alcançados nas bandas mais altas, de ondas milimétricas (mmWave), que também têm o alcance menor. Nas mais baixas, o 5G é mais rápido que o 4G, mas não muito.

 

Fonte: Olhar Digital

COMENTÁRIOS