Finalmente fronteira com a Argentina é reaberta
27/09/2021 15:39 em Notícias

No começo da tarde de hoje depois de 560 dias fechada ocorreram as primeiras travessias do Brasil para a Argentina pela ponte Tancredo Neves. A primeira família a cruzar a ponte teve que fazer o teste piloto na aduana da Argentina. 

A ecisão de abertura foi comuniado pela Presidência da Repúlbica da Argentina no começo da tarde. E finalmente foram feitas as primeiras travessias pelo viaduto após 560 dias em que as fronteiras permaneceram fechadas. Assim, foi viabilizado o primeiro teste piloto de acesso à fronteira terrestre no país, com o qual começarão a ser avaliados os trabalhos necessários para a abertura das demais passagens de fronteira a partir de 1º de outubro.

A publicação da resolução que autorizou a abertura foi publicada no Diário da República ao meio-dia e, poucos minutos depois, foram feitas as primeiras cruzes. Um total de sete veículos cruzaram o viaduto. Todos os argentinos que voltaram ao país depois de ficarem presos na outra margem do Rio Iguaçu pela pandemia.

Imediatamente, foi posto em prática o protocolo sanitário para o recebimento de argentinos.

Paralelamente, iniciaram-se os preparativos para a recepção de autoridades nacionais para a abertura formal do teste-piloto de entrada de turistas argentinos e estrangeiros. O evento será a partir das 17h00 e será conduzido pelo Governador de Misiones e pelo Ministro do Interior Eduardo Wado De Pedro.

Deve-se notar que este processo de abertura que se realiza em Misiones, e que também se repete em Mendoza, é um "teste piloto" a partir do qual o governo da Nação e as províncias envolvidas testam os mecanismos e protocolos estabelecidos para um trânsito fronteiriço seguro.

Diante disso, as autoridades que acompanham de perto o processo indicaram que a possibilidade de surgimento de problemas não está descartada, e é até esperada, e que este é o momento de buscar uma solução. Dessa forma, quando todas as fronteiras do país fossem abertas no dia 1º de outubro, o processo já estaria testado e com menor chance de falha.

O Ministro da Saúde Pública, Oscar Alarcón, recebeu a família de Miaramar que passou em todos os testes que atendia aos requisitos solicitados por Migrações e Saúde.

 

Foto: El Territorio

COMENTÁRIOS