Foz chega mais perto da situação de epidemia de dengue
15/05/2019 09:09 em Notícias

Foz do Iguaçu ainda não atingiu a situação de epidemia de dengue. Mas está chegando perigosamente perto. O número de casos conrmados na cidade subiu para 691 (eram 515 na semana passada), abaixo apenas de Londrina, com 891.No Paraná, 31 municípios sofrem epidemia de dengue. Nestas cidades, há proporcionalmente mais de 300 casos conrmados por 100 mil habitantes.

Mais perto

Dividindo-se a população de Foz (262 mil habitantes) pelo número de casos, chega-se a 379. Não é epidemia, mas pode chegar a essa situação se o combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) não for ainda mais incisivo. Isso não depende apenas do poder público, mas também - e principalmente - da população, que precisa evitar os criadouros do mosquito. Cuidado, sempre, com locais e objetos que acumulam água, como vasos de plantas, pneus,garrafas, latas e assemelhados. Não deixe acumular lixo. E denuncie o vizinho que faz isso. É a saúde de todos que está em jogo.

Frio não resolve

O friozinho não é suciente para eliminar o mosquito. A médica veterinária do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ivana Belmonte, alerta: “Não podemos relaxar no controle em função da chegada dos dias frios; os criadouros devem ser eliminados a todo momento, pois resistem por muito tempo, e a qualquer virada do tempo os ovos vão eclodir, virar larva e depois mosquito". E conclui: "Eliminar os focos é a recomendação que transmitimos diariamente. Em momento algum podemos relaxar no combate contra a dengue”.

 

Fonte: H2Foz

COMENTÁRIOS