Audiência do orçamento participativo acontece hoje no Jardim Petrópolis
11/07/2019 16:05 em Cotidiano

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade promove nesta quinta-feira (11) a terceira edição do Orçamento Participativo, na Escola Municipal Cândido Portinari, no Jardim Petrópolis, bairro KLP. 

O encontro terá início às 18h30 e contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro, do vice-prefeito e secretário de saúde Nilton Bobato, da secretária de Direitos Humanos Rosa Maria Jerônymo Lima, além dos demais secretários e diretores das pastas. 

Moradores da região Norte da cidade estão convidados a participar do debate e opinar sobre como e onde investir os recursos públicos. Integram esta região os bairros Itaipu A, Itaipu B, Itaipu C, KLP, Três Bandeiras, Lancaster, Cidade Nova, Ipê, Polo Universitário e Porto Belo. 

“Fizemos na semana passada uma reunião para convidar os moradores e reunimos mais de 70 pessoas. Queremos que muitas outras participem desta edição e opinem sobre como investir os recursos públicos”, disse a secretária extraordinária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo Lima. “O intuito é fazer com que as pessoas exerçam de fato a sua cidadania, e que nós possamos reforçar o compromisso do governo com a democracia. Com respeito pelas pessoas que pagam seus impostos e querem ver os seus recursos investidos nos seus bairros”, completou. 

Durante a reunião com os moradores, o prefeito Chico Brasileiro apresentará os investimentos feitos na região Norte e o orçamento destinado para o próximo ano. Na sequência, os moradores serão divididos em salas para que cada grupo aponte as demandas em conformidade com o orçamento disponível. 

Ao final do debate, as deliberações aprovadas constarão em ata e serão incorporadas na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que será enviado à Câmara Municipal de Vereadores. 

Melhorias

A região Norte recebeu uma série de melhorias nos últimos dois anos. Na saúde, o governo inaugurou o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), na Avenida Andradina, e a Unidade Básica de Saúde do Cidade Nova, que teve este mês o horário de atendimento ampliado até as 22 horas. A Prefeitura também contratou novos médicos, enfermeiros, auxiliares e dentistas para as unidades de saúde da região e está reformando as UBSs da Vila C Nova, Vila C Velha e Porto Belo. 

Na área da educação, o município investiu na construção do CMEI Nídia Benitez, inaugurado em fevereiro deste ano no Cidade Nova. A Escola Municipal Padre Luiggi (Itaipu C) passou por uma reforma geral, e outras unidades também receberam melhorias, como o CMEI Bento Vidal e a Escola Gabriela Mistral, que ganhou uma nova quadra de esportes. 

Também foram instalados  parques infantis nos CMEIS Bento Vidal, Flor de Lis, Nídia Benitez e Rosália do Amorim, e todas as unidades receberam novos mobiliários. Atualmente estão em construção dois CMEIS, um na avenida Andradina e outro no Jardim Paraná, além da reforma em andamento no CMEI Flor de Acácia e na Escola Josinete Holler. 

A região Norte também foi contemplada com obras de pavimentação asfáltica no bairro Itaipu C (antiga Vila C) e KLP, e nos loteamentos Bela Vista, São Sebastião, Jardim Veneza, além da avenida Andradina e das obras de drenagem no Jardim Evangélico. 

Fonte: PMFI

COMENTÁRIOS